[ad_1]
Começa hoje o prazo para pedido de tratamento pelo nome social para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Os interessados têm até o dia 28 de junho para enviar essa demanda. O resultado sai no dia 5 de julho. Se for necessário recorrer, é preciso fazê-lo até o dia 10, com anúncio final no dia 15 de julho.
O pedido deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, na internet. É preciso encaminhar o formulário disponível online, preenchido, cópia de documento de identificação e foto recente.
A possibilidade de usar o nome social no Enem foi aberta em 2014. Naquele ano, foram apresentadas 102 solicitações. Na edição de 2015, o número subiu para 278.
As inscrições para a prova em si já se encerraram.
Os candidatos farão os exames, nas versões impressa e digital, em dois domingos consecutivos: nos dias 13 e 20 de novembro, segundo edital publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no Diário Oficial da União.
O exame será realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A lista completa de cidades está aqui: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-2022-municipios-de-aplicacao.
A expectativa é que o cartão de confirmação de inscrição, em que serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.
Com a nota do Enem, é possível concorrer a vagas em universidades públicas e particulares de todo o país. Há também universidades estrangeiras que aceitam o desempenho obtido no exame como parte de seus processos seletivos.
Diferença de versões impressa ou digital
Existem algumas diferenças entre o Enem digital e o impresso. A edição digital de 2022 oferecerá 101.100 vagas para a sua versão digital. A quantidade é a mesma desde 2020, ano de estreia do novo formato, e é apenas para estudantes cursando o terceiro ano do ensino médio ou para quem já concluiu.
Já a impressa não tem limite de vagas e também pode ser feita por alunos que são treineiros. No entanto, o estudante pode pedir atendimento especializado nas duas versões.
Pelo segundo ano consecutivo, os dois formatos do Exame serão realizados na mesma data e terão as mesmas questões e proposta de redação.
Os editais da prova impressa e da digital podem ser consultados no Diário Oficial da União.
Veja o cronograma da prova
- Justificativa de ausência no Enem 2021 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022: 4 a 15 de abril (já encerrada)
- Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificativa de ausência do Enem 2021: 22 de abril (já encerrado)
- Período de recurso para quem não conseguiu a isenção: 25 a 29 de abril (já encerrado)
- Resultado do recurso de solicitação da isenção: 6 de maio (já encerrado)
- Inscrições: 10 a 21 de maio (já encerradas)
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio (já encerrado)
- Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio (já encerrado)
- Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho
- Aplicação das provas: 13 e 20 de novembro
- Resultado do Enem 2022: ainda não divulgado
Como vai ser a prova?
A prova será realizada em dois dias. No dia 13 de novembro, o Enem terá cinco horas e 30 minutos de duração: 45 questões de linguagens (português e língua estrangeira), 45 questões de ciências humanas e uma redação.
Já no dia 20 de novembro serão cinco horas de prova, com 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Os horários para os dias de prova (considera-se o horário de Brasília) serão os seguintes:
- 12h – abrem-se os portões
- 13h – fecham-se os portões
- 13h30 – começa a prova
- 19h – fim das provas do dia 13 (dia da redação)
- 18h30 – fim das provas do dia 20
[ad_2]
Fonte