No momento, você está visualizando Linguagens, códigos e suas tecnologias no Enem

Linguagens, códigos e suas tecnologias no Enem

[ad_1]

Linguagens, códigos e suas tecnologias é a prova do Enem em que são testados conhecimentos relacionados aos conteúdos de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. O principal objetivo da prova é verificar a capacidade dos(as) participantes de interpretar textos.

Leia também: Como é a redação do Enem?

Resumo sobre linguagens, códigos e suas tecnologias

  • A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias avalia conhecimentos sobre língua portuguesa, literatura e língua estrangeira.

  • Também cobra conteúdos de artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

  • A interpretação de textos é o que mais cai na prova, sendo o conhecimento teórico um auxiliar nessa interpretação.

  • É preciso organizar o tempo para estudar todo o conteúdo exigido de forma contínua e equilibrada.

Quais são as matérias da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias?

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O que cai na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias?

⇒ Língua portuguesa

As questões de língua portuguesa buscam avaliar a competência do(a) participante no que se refere à análise e interpretação de textos. Para isso, ele e ela devem ser capazes de relacionar os textos aos seus contextos de produção e ter os seguintes conhecimentos:

Vale ressaltar que as regras da norma padrão se referem ao conhecimento gramatical da língua portuguesa. Portanto, o(a) participante deve conhecer as regras da gramática normativa. No entanto, a interpretação dos textos das questões é o primordial, sendo o caráter gramatical secundário e auxiliar, mas não menos importante.

⇒ Literatura

As questões de literatura avaliam a capacidade do(a) participante de compreender o texto literário e identificar seu contexto histórico, social e político. Portanto, é necessário possuir estes conhecimentos:

  • características do texto literário;
  • gêneros literários;

  • estilos de época;

  • aspectos da literatura brasileira;

  • literatura e nacionalidade;

  • caráter local e universal;

  • relação entre literatura e outras artes.

⇒ Língua estrangeira (inglês ou espanhol)

As questões de língua estrangeira, tanto as de espanhol quanto as de inglês, analisam a habilidade do(a) participante em usar a língua estrangeira para se informar e conhecer outras culturas. Para isso, é necessário ter estes conhecimentos:

⇒ Artes

As questões de artes pretendem avaliar a competência do(a) participante em identificar uma obra artística e seu caráter histórico, cultural e social. Isso exige os seguintes saberes:

  • características da obra de arte;
  • funções da arte;

  • diversidade artística;

  • identidade e cidadania;

  • multiculturalidade;

  • estilos;

  • artes visuais, teatro, música e dança:



⇒ Educação física

As questões de educação física objetivam analisar se o(a) participante conhece e sabe utilizar a linguagem corporal. Assim, ela e ele precisam mostrar estes conhecimentos:

  • linguagem corporal e identidade;
  • manifestações corporais de movimento;

  • hábitos corporais;

  • necessidades cinestésicas;

  • interação social;

  • performance corporal e identidades juvenis;

  • vivência crítica e emancipada do lazer;

  • mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino;

  • exercício físico e saúde;

  • o corpo e a expressão artística e cultural;

  • práticas corporais;

  • condicionamentos e esforços físicos;

  • esportes, danças e lutas;

  • jogos e brincadeiras.

⇒ Tecnologias da informação e comunicação

As questões de tecnologias da informação e comunicação procuram verificar se o(a) participante conhece e sabe aplicar as tecnologias da informação e comunicação em seu dia a dia. Para esse fim, é necessário possuir os seguintes conhecimentos:

  • diferentes linguagens dos sistemas de comunicação;
  • função social dos sistemas de comunicação e informação;

  • princípios, natureza, função e impacto das tecnologias de informação e comunicação;

  • gêneros digitais;

  • suporte textual nos gêneros digitais;

  • cultura de massa;

  • interlocutores na comunicação tecnológica;

  • função social das novas tecnologias.

Leia também: Temas que mais caem no Enem

Dicas de como estudar para a prova de linguagens, código e suas tecnologias do Enem

Homem abrindo o olho como se dissesse: “Fique de olho!”.
Fique de olho nas dicas!

  • Não deixe para a última hora, pois o conteúdo se refere a toda uma vida escolar.

  • Organize o seu tempo e tire uma hora por dia para estudar para a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.

  • Faça uma relação com a discriminação do conteúdo e, depois de estudar um tópico, elimine-o da lista.

  • Ao estudar todos os tópicos, retorne ao início e repita o processo.

  • Após cada tópico estudado, faça exercícios para fixar o conteúdo.

  • Quando tiver dúvidas, busque o(a) professor(a) ou pesquise em sites confiáveis na internet.

  • A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias exige de você a interpretação de vários textos; então, adquira o hábito da leitura.

  • Além de uma hora para o estudo do conteúdo, reserve, no mínimo, quinze minutos por dia para a leitura de textos diversos. Isso vai ajudar você a se tornar um(a) leitor(a) mais eficiente.

  • Leia textos informativos, como notícias e reportagens sobre vários assuntos, mas também textos opinativos, como artigos de opinião.

  • Leia poesias, contos, crônicas e romances da literatura brasileira, de diversos períodos literários.

  • Em suas leituras, fique sempre atento(a) aos aspectos históricos, sociais e políticos.

  • Leia textos em língua estrangeira e marque as palavras que você não conhece. Depois busque o significado delas em um dicionário e aumente, assim, o seu vocabulário.

  • Procure diferenciar as características das artes visuais, do teatro, da música e da dança. E, sempre que possível, tenha contato direto com essas artes.

  • Você deve alternar o estudo de cada matéria. Por exemplo, língua portuguesa (segunda-feira), literatura (terça-feira), língua estrangeira (quarta-feira), artes (quinta-feira), educação física (sexta-feira), tecnologias da informação e comunicação (sábado).

  • A leitura deve ser uma prática diária, dada a sua relevância na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.

Créditos da imagem

[1] Gabriel_Ramos / Shutterstock

[ad_2]

Fonte