[ad_1]
Já está no ar o primeiro episódio do Podcast do Pré-Enem 2022 do Brasil Escola!
Para iniciar os trabalhos, o professor de redação João Carlos conversa com o sociólogo Jordão Horta Nunes sobre o tema “Desemprego estrutural e as consequências das novas tecnologias no mercado de trabalho”.
Para compreender o tema, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza uma análise social e histórica sobre desemprego, passando pela própria problematização da definição do termo.
O sociólogo destaca que a definição de emprego é social, sendo assim, depende do país e de sua regulamentação nacional. Avançando na definição de emprego, o professor enfatiza que:
Empregado é aquele que tem um sistema de segurança, tem um estado de proteção, uma segurança.
Ele tem seguro-desemprego, férias, 13° salário. Ele tem direitos de trabalho. Coisa que um autônomo não tem – Jordão Horta Nunes
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Sobre o desemprego, é destacado seu caráter involuntário. Desta forma, toda pessoa desempregada, se encontra assim de forma involuntária.
O diálogo abarca também a definição de desemprego estrutural como uma crítica ao sistema capitalista, que precisa de uma lógica de reserva para baratear a mão de obra. Neste sentido, formando assim um “exército industrial de reserva”.
O podcast ainda traz o debate sobre as mudanças que os avanços tecnológicos trazem nas relações de trabalho e emprego. Em especial, a atuação de aplicativos e automações no mercado e sua problemática social.
A ideia é O episódio já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcast, Deezer e Google Podcast. Assista abaixo:
Pré-Enem 2022
O Brasil Escola já deu início ao Pré-Enem 2022, um preparatório on-line e gratuito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
O Pré-Enem do Brasil Escola oferece uma série de conteúdos em diferentes formatos para os estudantes do Enem 2022 revisarem ou aperfeiçoarem seus estudos antes das provas.
Além dos podcasts, estão previstos:
[ad_2]
Fonte