[ad_1]
As provas do Enem 2022 foram realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.
O primeiro dia do exame contou com a participação de 2.490.880 inscritos, o que representa 73,3% do total dos candidatos que se inscreverem. A abstenção foi de 26,7% neste dia.
Já no segundo domingo de provas, ao todo 2.351.513 candidatos compareceram ao exame. Esse número se refere a 67,6% do total de pessoas que se inscreveram. A abstenção no segundo dia foi de 32,4%.
Entenda como é a prova do Enem
Redação do Enem 2022
No primeiro dia de provas do Enem 2022, os candidatos tiveram de produzir uma redação com o tema “Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil”.
A professora do Laboratório de Redação do Objetivo, Maria Aparecia Custódio, reforça a contribuição desses povos na proteção do território, da terra, e na extração de recursos naturais importantes de forma sustentável.
Saiba mais: Professoras comentam tema da redação do Enem 2022
Para o texto, Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso, enfatizou que o problema da proposta de redação é o desafio de valorizar. Isto é, na perspectiva da educadora, os candidatos teriam de pensar nas causas da dificuldade dessa valorização, bem como nas consequências da desvalorização dessas comunidades e povos.
Saiba quais os temas de redação que já caíram no Enem
Prova de Linguagens
Os candidatos tiveram de responder no primeiro dia do Enem 2022 a 45 questões objetivas de Linguagens.
Vivian Ulhôa, coordenadora pedagógica do Poliedro Curso, disse que o exame seguiu com a tendência dos últimos anos, com questões que cobraram muita leitura e interpretação. Na visão da profissional, os textos estavam acessíveis, com excessão de alguns literários que apresentaram vocabulário mais extenso.
Para a candidata Maria Eduarda, que deseja cursar Medicina, a prova foi tranquila, com textos menos extensos apesar de serem muitos.
As questões dessa área conversaram com temáticas atuais, tais como: violação do estado democrática, mulheres no universo do skate, preconceito racial e social.
Confira o que professoras e candidatos acharam das provas de Linguagens do Enem 2022
Prova de Ciências Humanas
Foram 45 questões objetivas de Ciências Humanas.
A prova de Ciências Humanas, na opinião de Vera Lúcia da Costa, coordenadora do colégio e curso Objetivo, foi atualíssima devido às questões sociais e de análise de textos.
O professor de História do Colégio Objetivo, Ricardo di Carlo, considerou as questões de sua disciplina essencialmente interpretativas. O conceito de excluídos da história foi o eixo central da prova, de acordo com di Carlo. O papel das mulheres no Segundo Reinado, organização dos proletários e religiosidade popular foram temáticas cobradas.
Nas questões de Geografia, Daniel Simões, que é professor de Geografia do Colégio e Curso Oficina do Estudante, considerou a prova com temas interdisciplinares de nível médio e com perguntas bem elaboradas. Temas como Amazônia, espaço rural e valorização da brasilidade estiveram presentes no exame.
Silvio Sawaya, professor de Filosofia do Oficina do Estudante, disse que o exame exigiu em sua disciplina uma leitura atenta e a capacidade de síntese ao analisar as respostas. Entre os temas de Filosofia e Sociologia que foram cobrados estão: Hannah Arendt e Foucault (Filosofia contemporânea), discussões de raça, gênero, tecnologia, desigualdade e cultura popular.
Saiba como foi a prova de Ciências Humanas do Enem 2022
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Prova de Matemática
A prova de Matemática do Enem 2022 contou com 45 questões objetivas. Entre os assuntos abordados estão razão, proporção, porcentagem, estatística e cálculo de volumes.
O professor Mário Fernandes, do Oficina, destacou uma questão sobre uma epidemia em uma cidade e disse que não houve nenhum tema polêmico.
Uma das questões da disciplina foi apontada por professores como haver uma resposta correta. O item pedia a resolução de uma expressão algébrica.
Acesse todas as provas anteriores do Enem
Prova de Ciências da Natureza
A prova de Ciências da Natureza contou com 45 questões objetivas e foi respondida no segundo dia de aplicação.
De acordo com o professor de Química do Brasil Escola, Murilo Xoven, as questões de Química foram mescladas, entre interpretativas e conteúdistas. Em sua visão, a maioria das perguntas foram de nível médio, poucas foram difíceis.
Os candidatos tiveram de resolver questões com assuntos típicos da Biologia, tais como ecologia, fisiologia humana e biotecnologia. O professor Gustavo Camacho, do Oficina, mencionou o fato da pandemia de Covid-19 ser cobrada no exame tanto em questões de Biologia quanto nas de Química.
Na Física, temas como Leis de Newton, gravitação, termologia estiveram presentes no exame. Para o professor Rodrigo Araújo, do Oficina, o nível de dificulade da disciplina ficou entre moderado e díficil. Áreas como a mecânica e eletricidade, fizeram parte, segundo ele, de dois terços da prova.
Correção comentada
Em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, o Brasil Escola realizou a correção comentada do Enem 2022, totalmente gratuita.
Confira também no Canal do Youtube do Brasil Escola os comentários sobre cada dia das provas do Enem 2022.
[ad_2]
Fonte