[ad_1]
O chamado Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em instituições de ensino particulares de todo o Brasil a estudantes que comprovem ter baixa renda. O Ministério da Educação (MEC), que coordena o programa, realiza duas edições ao ano, sendo cada uma em um dos semestres.
Na última edição do primeiro semestre do ProUni do ano passado ofereceu 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 e 91.965 parciais. A quantidade foi um recorde entre todas as edições do programa.
As bolsas do ProUni 2022/1 foram para 19.584 cursos ministrados em 1.085 instituições privadas de ensino superior.
As oportunidades para a edição 2023/1 do ProUni ainda não foi divulgada, mas isso deve acontecer em breve, com a publicação do edital, prevista para o mês de janeiro do ano que vem. Esse material será atualizado quando isto acontecer.
Datas ProUni 2023
-
Inscrição: 7 a 10 de março
-
1ª chamada: 14 de março
-
Comprovação das informações (1ª chamada): aguardando edital
-
2ª chamada: 28 de março
-
Comprovação das informações (2ª chamada): aguardando edital
-
Inscrição na lista de espera: aguardando edital
-
Resultado da lista de espera: aguardando edital
-
Comprovação das informações (lista de espera): aguardando edital
Quem pode participar do ProUni 2023?
Para se inscrever no ProUni 2023 o candidato deverá obrigatoriamente ter feito o Enem 2022 ou Enem 2021 e conseguido, pelo menos, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação.
Além de ter feito uma das últimas duas edições do Enem, o candidato precisa se encaixar em uma das categorias abaixo:
=> Ter cursado o ensino médio na rede pública ou em colégios particulares na condição de bolsista integral.
=> Pessoa com deficiência.
=> Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante do quadro permanente da escola.
Saiba como usar o Enem no ProUni
Quais são os tipos de bolsas de estudo?
O ProUni 2023 oferece dois tipos de bolsas de estudo:
=>Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
=>Bolsa parcial (50% do valor): renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Como fazer a inscrição no ProUni 2023?
As inscrições são recebidas por meio do Portal do ProUni administrado pelo MEC. Antes disso, o candidato deverá criar o seu cadastro no portal gov.br. Caso já o tenha, pode seguir direto e apresentar o número do CPF e a senha.
Confia como recuperar a senha do Enem
Em seguida, é necessário que o candidato confira se preenche todos os requisitos exigidos para concorrer à bolsa de estudo. Se atender, deverá seguir e completar o questionário socioeconômico e os dados pessoais.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
A próxima etapa é escolher a primeira e a segunda opção de curso de graduação oferecido no ProUni 2023. Por fim, deve-se sinalizar o nome da instituição, o município e o turno.
Nota de corte
A nota de corte do ProUni é a média do Enem do último candidato pré-selecionado para a bolsa de estudo em determinado curso.
A partir do segundo dia de inscrições do ProUni, o MEC já divulga as notas de corte de cada curso. Assim, o estudante poderá verificar em qual colocação se encontra para avaliar se tem chance de disputar a vaga. Caso contrário, o aluno pode mudar a opção de bolsa de estudo.
Saiba mais sobre a nota de corte do ProUni
Resultado
O resultado do ProUni é divulgado na página do programa e nos sites das instituições de oferta da bolsa de estudo. De acordo com o MEC, esse resultado apenas garante a expectativa da vaga.
Para que o estudante realmente garanta a bolsa de estudos deve comprovar as informações prestadas no momento de inscrição na faculdade de oferta da vaga. Os horários e os locais, bem como a documentação, são definidos por cada instituição.
Aqueles que não confirmam as informações dentro do prazo estipulado perderá a bolsa de estudo.
Lista de espera
Estudantes que não foram aprovados nas chamadas regulares do ProUni podem participar da lista de espera. Confira os requisitos:
-
Curso em 1ª opção: pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma;
-
Curso em 2ª opção: não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso, e pré-selecionado na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
No final de dezembro de 2021, o MEC anunciou novidades para o ProUni. Conforme a Medida Provisória (MP) que alterou o ProUni, egressos da rede particular de ensino, mesmo que não tenham estudado com bolsas integrais, poderão se inscrever no programa.
Outra mudança é em relação às cotas no ProUni. Os percentuais de cotistas são iguais aos registrados pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada local de oferta. A novidade está detalhada no Artigo 7º da MP.
As cotas do ProUni são divididas em:
-
Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)
-
Pessoas com deficiência (PcD)
[ad_2]
Fonte