[ad_1]
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já anunciou que ofertará 8.788 vagas na primeira e na segunda edição do 2023 Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Somente poderão se inscrever nessa seleção os participantes do Enem 2022, cujo resultado deve sair no dia 13 de fevereiro. Os estudantes serão selecionados pelas notas do exame educacional.
No momento da inscrição no SiSU, os candidatos podem fazer o cadastro pela ampla concorrência ou como cotistas.
Leia também: MEC divulga datas do SiSU 2023/1
Vagas UFRJ no SiSU 2023
No SiSU 2023, a UFRJ distribuirá as vagas da seguinte forma:
Conforme este Termo de Adesão, as vagas do primeiro semestre estão distribuídas entre 134 cursos nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.
A UFRJ reservará metade das vagas para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas. Dentro das cotas há vagas específicas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Saiba mais sobre as cotas na UFRJ
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Pesos e notas mínimas
Para se inscrever no SiSU para concorrer aos cursos da UFRJ, os candidatos precisam ter tirado, no mínimo, 300 pontos na redação do Enem 2022. No caso das outras provas, basta não zerar.
As provas do Enem possuem pesos diferentes para cada curso da UFRJ. Em Medicina, por exemplo, as provas de Redação e Ciências da Natureza possuem peso 4, Linguagens e Códigos e Matemática peso 2 e Ciências Humanas peso 1.
Os pesos e notas mínimas podem ser consultados no Termo de Adesão ao SiSU 2023/1.
Habilidades específicas
Candidatos aos cursos da UFRJ que exigem aptidão, tais como Dança, Arquitetura e Urbanismo e Música, não precisam participar do SiSU. Nesses casos, os estudantes serão avaliados pelas notas do Enem 2022 e por Testes de Habilidades Específicas (THE).
Para os cursos da UFRJ que contam com THE, haverá um processo seletivo específico. As informações podem ser vistas neste Edital.
[ad_2]
Fonte