[ad_1]
Como é feita a correção da redação do Enem? Essa é umas principais dúvidas dos mais 3 milhões de estudantes que fizeram as provas do Enem 2022 em novembro do ano passado.
O tema da redação do Enem 2022 foi: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. Professores e alunos consideraram o assunto muito interessante de ser trabalhado.
Os estudantes que fizeram a reaplicação do Enem 2022, em janeiro deste ano, trabalharam o seguinte tema: “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”.
Falta pouco menos de uma semana para sair o resultado do Enem 2022. No dia 13 de fevereiro, serão divulgadas as notas da redação e das demais provas. Também serão informados dados como a quantidade de redações nota mil e quantos estudantes fugiram aos temas propostos.
Leia também: como fazer uma redação nota mil no Enem
Como é a redação do Enem?
A redação do Enem precisava ter sido produzida no formato dissertativo-argumentativo e contava com a seguinte particularidade: assim como nos anos anteriores, o tema foi uma questão-problema de cunho social. Os inscritos deveriam analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.
Para trabalhar melhor o tema, os estudantes contaram com textos ou elementos de apoio para o participante (gráficos, charges, mapas, propagandas, obras de arte).
Como é a correção da redação do Enem?
Segundo a Cartilha do Participante da Redação do Enem, correção da redação do Enem 2022 será feita por dois corretores. A avaliação do texto é realizada seguindo as cinco competências listadas abaixo.
Mas, caso haja grande divergência de pontuação, um terceiro avaliador faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.
Competências da redação do Enem
A correção é feita por competências, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual.
-
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
-
Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Zero na redação
É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:
-
Fuga total ao tema
-
Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
-
Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
-
Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
-
Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
-
Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
-
Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
-
Parte que esteja desconectada do tema proposto
-
Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico
-
Texto que tenha predominância de língua estrangeira
-
Texto ilegível
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Como foi o Enem 2022?
As primeiras provas do Enem 2022 foram aplicadas no dia 13 de novembro e contaram com uma redação e com 45 questões de Linguagens, consideradas difíceis por alguns professores, e 45 perguntas de Ciências Humanas, que abrangeram temas atuais e sociais.
No dia 20 de novembro, os inscritos responderam 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. Estudantes avaliaram que as provas do 2º dia do Enem 2022 foram cansativas.
Assim como nas últimas edições do exame, a prova de química foi considerada a mais difícil do dia. Esse teste está inserido na área de conhecimento de Ciências da Natureza junto com as disciplinas de biologia e física.
Saiba como foi o 2º dia do Enem 2022
Reaplicação
A reaplicação do Enem 2022 foi realizada nos dias 10 e 11 de janeiro. Puderam participar estudantes que passaram por problemas de logística e que estiveram doentes na primeira aplicação. Pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) também fizeram provas nesses dias. O formato das provas foi o mesmo da edição regular.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.
[ad_2]
Fonte