No momento, você está visualizando Unicamp 2024: confira mudanças no Vestibular

Unicamp 2024: confira mudanças no Vestibular

[ad_1]

A Unicamp anunciou mudanças no Vestibular 2024. Entre as alterações, está a inclusão de questões específicas de filosofia e sociologia.

A mudança será aplicada na 1ª fase do exame, que terá três questões de filosofia e três questões de sociologia. 

A decisão não muda a quantidade de questões totais do Vestibular, que conta com 72 questões. Porém, para isso, o número de questões das demais disciplinas foi reduzido de oito para sete questões. 

De acordo com o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, a mudança pretende deixar clara a importância desses conteúdos na formação dos estudantes do ensino médio.

Leia mais: Livros dos Vestibulares 2024, 2025 e 2026 da Unicamp

Mudanças nas questões de Matemática do Vestibular Unicamp 2024

Outra mudança está nas questões de matemática do Vestibular. A partir de agora, o número de questões de matemática será menor para os que optarem pela área de Humanidades, caindo de seis para quatro questões.

A mudança também ocorre para aqueles que vão prestar o exame para a área de Biológicas. Para esse grupo, o número de questões relacionadas à biologia sobe de seis para oito, e o número de questões de matemática também diminui de seis para quatro.

Ambas as alterações são para a segunda fase do processo seletivo. A mudança, de acordo com o diretor, visa deixar a prova mais atualizada:

Teremos a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos em Ciências Biológicas para o pessoal da Saúde e a utilização de questões abertas nas áreas de Sociologia e Filosofia para o pessoal da área de Humanidade e Artes – José Alves de Freitas Neto

Apesar das novidades, o Vestibular Unicamp segue com o mesmo formato: 1ª fase com conteúdos mais básicos e gerais por disciplinas e, na 2ª fase, por área de conhecimento.

Itinerários formativos do Novo Ensino Médio no Vestibular Unicamp 2024

Os itinerários formativos do Novo Ensino Médio não serão exigidos na prova da Unicamp. De acordo com a Comvest, apenas serão exigidos aqueles conteúdos que fazem parte da formação básica, geral e comum para todos os estudantes do Ensino Médio.

No novo ensino médio, os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher. 

Projeto Cria Unicamp

Para interagir e contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular, a Comvest desenvolveu o projeto “Cria Unicamp”.

O Cria Unicamp vai reunir estudantes para analisar, em sala de aula, a lista de obras literárias indicadas e que poderão ser exigidas na prova. 

Ao todo, serão nove encontros, aos sábados. As inscrições gratuitas serão realizadas entre os dias 10 e 17 de abril, no site da Comvest.

[ad_2]

Fonte