[ad_1]
Será realizado às 19h, nesta segunda-feira (24), o primeiro webinário sobre a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
Ao todo serão cinco webinários com a presença de especialistas e gestores. Além desses encontros serão realizadas outras ações que fazem parte do processo de consulta pública para debate sobre o ensino médio brasileiro:
-
Audiências públicas regionais;
-
Coleta de manifestações pela plataforma Participa +Brasil, do Governo Federal;
-
Consulta on-line com 100 mil representantes da comunidade escolar;
-
Grupos focais, oficinas e seminários;
-
Pesquisa quantitativa e qualitattiva, com aplicação de questionário com amostra representativa de todos os estados brasileiros;
-
Reuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de educação, representações dos movimentos estudantis e profissionais do ensino médio;
-
Escutas a especialitas.
A intenção dessa série de ações é abrir o diálogo com a sociedade, comunidade escolar, profissionais da educação e equipes técnicas sobre as ações a serem tomadas por parte do MEC diante o Novo Ensino Médio.
Lembrando que a implementação do Novo Ensino Médio está suspensa por 60 dias, podendo ser prorrogado esse prazo.
Saiba mais: O que é o Novo Ensino Médio e o que muda
Webinário sobre a Consulta Pública do Ensino Médio
No webinário desta segunda (24) estarão presentes:
-
Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE);
-
Professor Dr. Celio da Cunha, da Universidade Católica de Brasília (UCB);
-
Professora Clélia Brandão Craveiro, professora da Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e ex-integrante do CNE.
O evento será transmtido no canal do Youtube do MEC a partir das 19h.
Novo Ensino Médio
A implementação do Novo Ensino Médio está suspensa a partir da Portaria nº 399/2023.
Camilo Santana, ministro da Educação, concedeu entrevistas a veículos de comunicação cearenses no início de abril. Nessas ocasiões, ele afirmou que não houve um diálogo amplo com os gestores públicos sobre o Novo Ensino Médio.
A intenção com o processo de consulta pública é compreender o cenário do sistema de ensino, ouvir a comunidade escolar e especialistas para assim tomar medidas sobre o modelo a ser adotado para essa etapa.
Com isso, as mudanças na estrutura das provas do Enem também estão suspensas.
[ad_2]
Fonte