[ad_1]
A redação do Enem é a única prova discursiva do exame. Os estudantes recebem um tema e precisam emitir a sua opinião sobre a questão levantada e, além disso, expôr uma possível solução viável para o problema apontado.
Diferente das redações dos vestibulares, a redação do Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa, e tem características específicas, como o uso da proposta de intervenção.
O ideal, conforme professores da matéria, é que o participante já chegue preparado para a prova de redação do Enem, sabendo exatamente qual deve ser o formato do texto e como vai usar o seu repertório cultural.
Os temas das redações do Enem são bem diversos, mas, ao fazer um levantamento dos assuntos que caíram nos últimos dez anos, por exemplo, percebe-se que a banca que realiza o exame tem preferência por problemas que afligem a sociedade brasileira.
A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores, que devem ficar atentos se o estudantes usou as cinco competências do texto de forma correta. Uma delas é elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Como é redação do Enem?
A redação do Enem é composta por uma frase-tema, que normalmente é uma questão-problema. No Enem 2022, por exemplo, o assunto foi: “Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
A proposta de redação do Enem vem acompanhada por recortes ou textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações.
O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa. Mas, diferente de vestibulares tradicionais, como o da Fuvest, por exemplo, a redação do Enem também exige que o estudante crie uma proposta de intervenção.
O que é a proposta de intervenção da redação do Enem?
A proposta de intervenção da redação do Enem é uma solução para enfrentar a questão-problema citada na proposta textual. A proposta de intervenção deve ser uma forma de resolver o assunto e de contribuir com a sociedade.
Porém, é necessário, em sua proposta, respeitar os direitos humanos. Isso significa que você não pode propor algo que, por um lado, resolva o problema e, por outro, cause algum tipo de dano a qualquer ser humano.
A proposta de intervenção da redação do Enem deve estar no último parágrafo do texto. Essa proposta é avaliada segundo os critérios da competência 5 e tem valor máximo de 200 pontos.
Saiba mais sobre a proposta de intervenção da redação do Enem
Como fazer a redação do Enem?
A redação do Enem deve ser feita em um formato específico. Profesores da disciplina e cursinhos específicos costumam apresentar aos alunos o modelo que pode ser seguido, independente do tema.
De forma geral, o texto pode conter de quatro a cinco parágrafos. Veja abaixo o que pode ser inserido em cada um deles:
=> 1º parágrafo: apresentação do tema
=> 2º parágrafo: opinião sobre o tema lançado
=> 3º parágrafo: argumentos que sustentem a opinião sobre o tema
=> 4º parágrafo: proposta de intervenção
Repertório cultural na redação do Enem
Repertório cultural na redação do Enem são os elementos que o estudante pode usar para enriquecer seu texto. Esses itens estão ligados à Competência 2: “Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema”.
Confira abaixo alguns exemplos repertório cultural no Enem:
-
Citação de frases presentes em poesias, livros, músicas, etc
-
Referências a filmes e séries
-
Estatísticas
-
Publicações
-
Notícias
Tema da redação do Enem
A redação do Enem costuma ter um tema de cunho social e que envolve um grupo específico ou alguma minoria, como, por exemplo, pessoas surdas, trabalhadas na redação do Enem 2017 (tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil).
Entretanto, os temas das redações dos últimos quatro anos discutiram assuntos mais gerais, tais como a democratização do cinema no Brasil e cidadania no Brasil.
Sendo assim, professores de redação apontam que, embora seja difícil, pode-se ter ideia do tema da redação do Enem.
Ao fazer um mapeamento dos últimos temas da redação do Enem, percebe-se que já foram discutidos assuntos ligados a grupos sociais, como imigrantes, mulheres, internautas, crianças, etc.
Uma dica dos professores de redação é pensar em uma parcela da população que ainda não foi trabalhada pela organização da prova, como, por exemplo, idosos, indígenas e homoafetivos, e analisar os problemas nacionais que atingem os referidos grupos sociais.
Confira todos os temas que já caíram na redação do Enem
Dicas para se dar bem na redaçao do Enem
Professores e estudantes que tiraram nota 1.000 na redação do Enem separaram dicas para se sair bem na prova. Confira:
-
Escreva várias redações por semana
-
Esteja antenado nas notícias
-
Leia muito
-
Confie em você mesmo
-
Conheça bem a banca que vai aplicar as provas;
-
Leia e entenda o edital e a cartilha do participante;
-
Entenda as exigências e particularidades da redação;
-
Fique atento às notícias e temas da atualidade;
-
Produza, pelo menos, um texto por semana. De preferência dois, às vésperas da prova;
-
Veja quais temas já foram abordados em provas anteriores, os quais não devem cair novamente;
-
Mapeie os grupos sociais que ainda não foram trabalhados nas provas. Em seguida, analise problemas que podem envolver essa parcela da população;
-
Dê bastante atenção ao português.
Como é a correção da redação do Enem?
Segundo a Cartilha do Participante da Redação do Enem, correção da redação do Enem 2022 será feita por dois corretores. A avaliação do texto é realizada seguindo as cinco competências listadas abaixo.
Mas, caso haja grande divergência de pontuação, um terceiro avaliador faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.
Entenda como é feita a correção da redação do Enem
Competências da redação do Enem
A correção é feita por competências, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual.
-
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
-
Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Zero na redação
É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:
-
Fuga total ao tema
-
Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
-
Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
-
Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
-
Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
-
Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
-
Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
-
Parte que esteja desconectada do tema proposto
-
Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico
-
Texto que tenha predominância de língua estrangeira
-
Texto ilegível
Veja também:
[ad_2]
Fonte