[ad_1]
Comemora-se hoje, 27 de agosto, o Dia do Psicólogo. A data celebra a atuação do profissional que ajuda a cuidar e a tratar da saúde mental das pessoas.
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a data comemorativa foi definida em 2016, por meio da Lei 13.407 que institui o Dia Nacional do Psicólogo. Outra Lei faz referência à data (4.119/1962), que regulamentou a Psicologia brasileira.
Atualmente, conforme dados do CFP, existem 438.803 psicólogos no Brasil, sendo a maioria mulheres. Grande parte dos profissionais concentra-se nos estados de São Paulo (121.483), Rio de Janeiro (53.988) e Minas Gerais (52.309).
Curso de Psicologia
Psicologia costuma ser encontrada na maioria das universidades públicas e privadas. O curso tem duração de cinco anos ou dez semestres, de acordo com a universidade.
Nos primeiros anos, os estudantes veem disciplinas mais básicas, como Anatomia, Fisiologia e Neurofisiologia.
Nos anos seguintes, são ministradas matérias específicas da Psicologia. Entre elas, destacam-se: Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicofarmacologia,
Diagnóstico e Avaliação Psicológica.
Leia mais sobre o curso de Psicologia
Mercado de trabalho da Psicologia
A Psicologia Clínica é a atuação mais conhecida do psicólogo, na qual o profissional conduz o seu cliente ao autoconhecimento para a solução de seus conflitos emocionais/psicológicos com a psicoterapia.
O psicólogo pode atuar em outras áreas como:
-
Psicologia do Trabalho ou Organizacional
-
Psicologia Educacional
-
Psicologia do Trânsito
-
Psicologia Jurídica
-
Psicologia Hospitalar
-
Psicologia do Esporte
-
Orientação Profissional/Vocacional
-
Análise do comportamento do consumidor
Psicologia na prática
O graduado no curso de Psicologia pode trabalhar em várias áreas de atuação. Confira abaixo como é o trabalho de três psicólogos e os conselhos que eles dão:
Maria Fernanda Moura
=>Área de atuação: psicologia clínica e organizacional.
A profissional trabalha na área há seis anos, prestando serviço de apoio, suporte e desenvolvimento humano para pessoas com algum sofrimento psíquico. Conforme Maria Fernanda conta, no início da carreira demora-se um pouco para se inserir no mercado de trabalho, porque o psicólogo começa do zero a sua própria clínica.
Para quem pensa em prestar vestibular para o curso de Psicologia, a profissional lembra que é preciso ter habilidades de empatia e paciência para ser psicólogo.
“Faça psicologia se você quiser ser psicólogo! Parece óbvio, né? Mas muitas pessoas fazem para ‘entender melhor a mente humana e comportamento’ ou porque ‘meu irmão fez e adorou’ ou porque ‘eu fiz e foi ótimo’. Escolha este curso somente se quiser ser psicólogo e atuar na profissão. É uma área muito rica para quem gosta de cuidar e servir as pessoas, como eu!”
Maria Fernanda Moura
Thamara Camargo
=>Área de atuação: psicologia organizacional, como analista de Recursos Humanos (RH), e atualmente no subsistema de Recrutamento e Seleção.
O dia a dia da profissão de Thamara consiste em analisar currículos, conduzir entrevistas e aplicar avaliações psicológicas e comportamentais. Após essa fase, ela prepara
relatórios e avaliações sobre o perfil de cada candidato, sempre em parceria com outras áreas.
Segundo a analista de RH, para atuar nessa área é preciso ter habilidades como comunicação, escuta ativa e capacidade de negociação. “Estar como psicóloga dentro dessa área é de suma importância para a promoção da diversidade, ambientes inclusivos e empáticos”, ressalta.
A profissional conta que interessou-se pela área de Recursos Humanos em 2012, mesmo quando não tinha formação na área. Ela entrou na faculdade de Psicologia em 2017.
“A dica que eu gostaria de ter ouvido durante a preparação para o vestibular: Desenvolva o hábito da leitura, de fazer anotações e também de escrever. Durante todo o curso, essas três habilidades vão ser essenciais para você se sair bem! E seja mais carinhoso contigo, entenda que você não está atrasado, mas sim realizando suas conquistas no seu tempo”
Thamara Camargo
William de Deus Nascimento
=>Área de atuação: psicologia organizacional, dentro do campo de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas
O profissional conta que, desde a graduação, visava trabalhar no ramo organizacional, sendo motivado pelo interesse em melhorar o indivíduo em seu ambiente de trabalho
No dia a dia da sua profissão, William desenvolve e qualifica os colaboradores, ajudando-os a desenvolver competências e habilidades organizacionais, como, por exemplo comunicação, liderança, diversidade, criatividade e emoções.
Segundo o psicólogo organizacional, um dos desafios depois de graduado foi transferir todo o seu conhecimento teórico para a prática em si.
“Durante a graduação nos deparamos com infinitas teorias sobre o campo psicológico humano, indo desde a abordagens envolvendo o subconsciente à análise de comportamentos. Mas ao irmos para a prática, não há uma receita de bolo a ser seguida, afinal, o ser humano por si só é único, com cada um possuindo sua própria história e particularidade”
William de Deus Nascimento
Leia também:
Dia do Advogado: conheça especialidades do direito na prática
Dia da Engenharia: conheça as diferenças entre os cursos de Engenharia
[ad_2]
Fonte