No momento, você está visualizando Dia do Biólogo: conheça curso e profissão

Dia do Biólogo: conheça curso e profissão

[ad_1]

Comemora-se hoje, 3 de setembro, o Dia do Biólogo. A data foi criada em 1979, quando a Lei nº 6.684 que tornou a profissão legal foi sancionada. 

O biólogo é o profissional que estuda as diferentes formas de vida, desde a origem, passando pela genética, estrutura e desenvolvimento dos seres vivos. Por isso, a área de Ciências Biológicas é uma das mais amplas e exige muitos anos de estudo e pesquisa.

Curso de Biologia

Ciências Biológicas ou Biologia é oferecida nas principais universidades públicas e privadas do Brasil. Com duração de cinco anos, o curso é ministrado nas modalidades de licenciatura e bacharelado. No primeiro caso, os graduados trabalham como professores e, no segundo, em outras áreas que não sejam a acadêmica.

Nos primeiros anos, os alunos veem disciplinas mais gerais. Já, a partir do segundo ano, eles têm aulas de matérias específicas como genética, ecologia, botânica, anatomia, zoologia, etc.

Saiba mais sobre o curso de Biologia

Mercado de trabalho para o biólogo

O mercado de trabalho para o biólogo é vasto e a área de atuação é bastante ampla e divide-se em três campos principais:

O biólogo graduado na modalidade de licenciatura normalmente atua dando aula da disciplina em escolas e universidades, mas pode seguir outro caminho.

Camila Gracyelle de Carvalho Lemes, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, comenta que muitos não sabem que o biólogo também pode trabalhar em diversos setores como em indústrias, laboratórios, salas de aula, coletas de campo, fiscalizações ambientais, dentre outros. 

“Entre os principais desafios do biólogo atualmente, tem a falta de valorização da profissão e, de certa forma, desconhecimento por parte da comunidade, em geral, da importância e atuação do biólogo”


Camila Gracyelle

Jonas Pereira, também graduado em Ciências Biológicas, acredita que, por mais que os profissionais possam atuar em várias áreas, uma das maiores dificuldades para os graduados no curso de Biologia é a inserção no mercado de trabalho.

Greycijane Carmo de Oliveira, formada em Ciências Biológicas, lembra que, assim como acontece em quase todas as profissões atuais, existe uma considerável disponibilidade de profissionais da área de Biologia no mercado.

Mas, segundo a profissional, um dos principais desafios da profissão é quanto ao comprometimento dos profissionais. “Muitas vezes, a desvalorização dos biólogos ocorre devido à conduta dos próprios profissionais, que não se comprometem a fazer o básico bem feito”, analisa.

Biologia na prática

Três biólogos que atuam na área destacam como é o dia a dia da profissão e dão dicas para os estudantes que querem prestar vestibular para o curso de Biologia.

Camila Gracyelle de Carvalho Lemes

Camila formou-se em Ciências Biológicas em 2014 e, desde então, seguiu a carreira acadêmica, passando pelo mestrado e doutorado. “São mais de nove anos dedicados a fazer ciência e aprendendo a ser uma cientista”, comemora.

A profissional conta que, entre as diversas áreas da Biologia, ela optou por seguir a Biotecnologia, atuando como pesquisadora em projetos que objetivam encontrar e estudar microrganismos capazes de auxiliar no crescimento e desenvolvimento de plantas, favorecendo um uso menor de fertilizantes químicos na agricultura. 

“As dicas para quem é apaixonado pelo conhecimento da vida e tem interesse em ingressar no curso de Ciências Biológicas, são: procure uma instituição com ensino de qualidade, busque fontes de estudo confiáveis, tenha planejamento, seja disciplinado, se alimente e durma bem. Se for necessário, procure um professor para auxílio e tenha calma porque tudo vai dar certo!


Camila Gracyelle

Greycijane Carmo de Oliveira

Greycijane é graduada em Ciências Biológicas e trabalha na área de consultoria ambiental há 14 anos. Hoje, atua como coordenadora de estudos e projetos socioambientais, principalmente na área de licenciamento ambiental de empreendimentos energéticos (empreendimentos de geração e transmissão de energia) em todas as suas etapas.

Segundo a bióloga, o seu trabalho é desde a elaboração de diagnósticos para obtenção de licença prévia e planos e programas ambientais para obtenção de licença de instalação, quanto desenvolvimento, supervisão e monitoramento dos planos e programas ambientais durante a instalação dos empreendimentos, visando atendimento às licenças ambientais e obtenção de licença de operação.

Graduada há 14 anos na Universidade Federal de Goiás (UFG), no campus Jataí, hoje Universidade Federal de Jataí (UFJ), a profissional tem mais dicas para quem quer prestar vestibular para o curso de Biologia:

“Minha recomendação aos vestibulandos é: façam o básico bem feito. Dêem sempre a sua melhor versão. Independente da área que optem em seguir dentro da biologia, não se contentem a executar pela “lei do mínimo esforço”


Greycijane Carmo

Jonas Pereira

Jonas é biólogo formado há dois anos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), na modalidade licenciatura. Conforme ele conta, no decorrer da graduação, ele foi bolsista de iniciação à docência e iniciação científica, o que acabou despertando interesse em trabalhar como pesquisador.

Ao final da graduação, o biólogo foi aprovado no programa de pós-graduação em aquicultura – mestrado em Manaus-AM, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), realizando pesquisas com peixes amazônicos.

Atualmente, ele está finalizando o mestrado. Sou estudante e minha pesquisa envolve reprodução e biologia molecular em peixes nativos da bacia amazônica, conta. O profisisonal comenta que também aprovou um projeto no Amazonas no qual os recursos estão destinados para a sua empresa de curtimento de pele de Peixes.

Para quem vai tentar ingressar no curso de Biologia, Jonas revela:

“Muita gente acha que biologia é uma área voltada mais para bichos e plantas, porém no vestibular, as principais questões abrangem temas voltados para área de genética, biotecnologia, doenças, vírus e bactérias, bioquímica”


Jonas Pereira

Leia também:

[ad_2]

Fonte