[ad_1]
O Dia do Médico Veterinário é celebrado hoje, 9 de setembro. A comemoração faz referência à regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil que ocorreu em 9 de setembro de 1933.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) realizam anualmente uma campanha em comemoração à data. O tema deste ano é “Médico-veterinário. Médico com V de Vida” e seu objetivo é reforçar o conceito de saúde única, a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana.
Ao todo, os médicos veterinários atuam em mais de 80 áreas de trabalho, tais como: fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, atendimentos clínicos de animais, ensino e pesquisa.
De acordo com o CFMV são 240 mil médicos veterinários no Brasil, sendo que 182,3 mil estão em atuação.
O Brasil Escola conversou com profissionais da Medicina Veterinária que contam sobre suas trajetórias na profissão.
Fique por dentro: Curso e profissão de Medicina Veterinária
Áreas de atuação da Medicina Veterinária
São áreas de atuação da Medicina Veterinária:
- Prática clínica e cirúrgica de animais de todas as espécies;
-
Vigilância sanitária de estabelecimentos com animais ou produtos de origem animal;
-
Área acadêmica, seja na direção ou como professor;
-
Trabalhar nos processos de abate e preparação (assim como higiene) de frigoríficos;
-
Supervisão, análise e consultoria em indústrias;
-
Zoológicos e parques ambientais e aquáticos;
-
Centros de recuperação de animais silvestres;
-
Centros de Controle de Zoonoses;
-
Empresas e órgãos do ramo agropecuário;
-
Fabricação e controle de medicamentos;
-
Suporte aos animais em testes experimentais feitos pela medicina.
Medicina Veterinária na prática
O médico veterinário Carlos Vicente (28) trabalha na área há três anos. O goiano que mora em Rio Verde (GO) atua na clínica médica de pequenos animais, especificamente na área de internação.
Durante a graduação, o profissiona teve experiência na saúde pública, ainda no primeiro ano do curso. Além disso, vivenciou a prática do diagnóstico por imagem, que envolve o raio-X e a ultrassonografia.
Confira no vídeo abaixo as funções de trabalho compartilhadas por Carlos:
O goiano conta que o curso superior é bem amplo e são várias as possibilidades de atuação profissional.
Aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas na graduação para “absorver o que conseguir do curso” é a dica dada por Carlos aos estudantes.
“Não tenha medo de ser curioso, de perguntar, e inclusive não tenha medo de errar. Fazer estágios durante a faculdade também é uma ótima forma de adquirir experiência prática e aprender com profissionais que já estão no mercado de trabalho”.
Carlos Vicente
Medicina Veterinária e negócios
Em Goiânia (GO), Gabriel Guerra Albuquerque (27) acumula 12 anos de experiência na Medicina Veterinária.
O goiano relata que o período da graduação foi permeado de dificuldades, entre elas a questão financeira. “Se não fosse o Fies eu não consegueria ter me formado”, afirma. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamentos estudantis por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ainda na graduação, ao longo dos estágios, Gabriel vivenciou práticas profissionais nas áreas de clínica geral, oftalmologia, cirurgia geral, nefrologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia.
A dica dele é sempre persistir, por mais que haja dificuldade. No seu caso, ele lembra que fazia o curso em tempo integral e estagiava das 19h até o início da madrugada.
Atualmente, Gabriel é empresário e possui seus próprios estabelecimentos comerciais. O médico veterinário é proprietário de um hospital veterinário, um resort para pets, um hotel e uma creche destinados a cães, todos localizados na capital goiana.
Curso e a profissão de Medicina Veterinária
No vídeo abaixo, a médica veterinária Manuella Cabral explica como é o curso e a profissão na prática:
Veja também: O curso, a profissão e o mercado de trabalho da Zootecnia
[ad_2]
Fonte