[ad_1]
Comemora-se hoje, 18 de outubro, o Dia do Médico. A data homenageia e valoriza os profissionais responsáveis por cuidar e promover a saúde de toda a população.
O curso de Medicina é oferecido na maioria das universidades públicas e em algumas particulares. A carreira tem duração de cinco a seis anos.
Os graduados em Medicina e que estão autorizados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) a atuarem na carreira obtêm o título de generalistas. Estes podem atender pacientes com todo tipo de enfermidade. Mas, a maioria dos formados no curso fazem uma especialização para realizar um atendimento mais direcionado.
Os cursos de pós-graduação ou especialização das mais diversas áreas da Medicina duram entre dois e três anos. Após obter o título, o médico está apto para atender os seus pacientes de forma mais específica.
Principais especialidades da Medicina
Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), Pediatria é a especialidade com mais médicos no Brasil (48.044 registros). Em seguida, vêm Ginecologia e Obstetrícia (37.370 registros) e Cardiologia (21.192 registros).
Antes de optar por seguir uma especialidade da Medicina ou mesmo prestar vestibular para o curso, é interessante que o aluno saiba exatamente como será seu trabalho e se o perfil indicado para cada área combina com ele.
Confira abaixo as principais especialidades da Medicina:
=>Pediatria
A especialidade médica Pediatria prepara o médico para atender, cuidar e tratar de crianças e adolescentes.
Perfil do pediatra
O médico pediatra precisa ter muita paciência e sensibildade para tratar de crianças. Também é indicado que seja gentil e transmita segurança ao paciente.
=>Cardiologia
A cardiologia é a especialidade médica que cuida do coração do paciente e do seu sistema circulatório em geral.
Perfil do cardiologista
Segundo este estudo, o cardiologista é um médico que exerce atividade ambulatorial e hospitalar com frequência. Por lidar com situações complexas frente ao seu paciente, o médico especialista em Cardiologia precisa ser firme e saber tomar decisões.
=>Cirurgia plástica
O especialista em cirurgia plástica oferece melhorias estéticas e funcionais aos seus pacientes.
Perfil do cirurgião plástico
O profissional geralmente atua em uma destas duas áreas: estética ou reparadora. Em ambos os casos, ele trata da aparência e autoestima dos pacientes, por isso ele precisa ter bom senso estético.
=>Ginecologia e Obstetrícia
O médico com especialidade em Ginecologia e Obstetrícia cuida do sistema reprodutor da mulher e, se for o caso, a acompanha durante os nove meses de gravidez e realiza o parto do bebê.
Perfil do ginecologista
Seja homem, seja mulher, o ginecologista precisa ter sensibilidade com a paciente, saber escutá-la e fazer as perguntas necessárias, sem invadir a vida particular da paciente.
Outra característica do médico ginecologista é que ele tem uma rotina diferente dos demais profissionais, uma vez que, por realizar partos, ele pode não ter horários definidos.
=>Oftalmologia
A especialidade médica Oftalmologia prepara o profissional para diagnosticar, tratar e prevenir as doenças relacionadas à visão. O oftalmologista também realiza cirurgias nos olhos, como, por exemplo, catarata e miopia refrativa.
Perfil do oftalmologista
Normalmente, o oftalmologista realiza consultas em horários convencionais e, se for necessário fazer uma cirurgia, esta é agendada, ou seja, dificilmente será de emergência.
Assim como em outras áreas da Medicina, nessa o profissional precisa estar atenado às novas tecnologias para atender seus pacientes com primazia.
=>Endocrinologia e metabologia
Endocrinologia e metabologia é uma especialidade médica que prepara o profissional para tratar as disfunções e doenças relacionadas às glândulas endócrinas.
Perfil do endocrinologista
O endocrinologista geralmente atente os pacientes em seu consultório, em horários convencionais, ou seja, dificilmente terá que sair por causa de uma emergência.
É importante que o endocrinologista seja bom ouvinte e tenha empatia, uma vez que pode lidar com pacientes que também têm outros problemas de saúde, como, por exemplo, depressão.
=>Pneumologia
O médico que realizou a especialidade médica Pneumologia para diagnosticar, tratar e previnir doenças nas vias áreas, tais como pneumonia, asma e bronquite.
Perfil do pneumologista
O médico pode atender em consultórios, mas também precisa ficar à disposição pois alguns pacientes com casos graves podem precisar do seu acompanhamento caso sejam enviados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo.
=>Psiquiatria
A especialidade médica Psiquiatria repassa as informações necessárias para que o médico psiquatra ajude o paciente com doenças como depressão e transtorno de ansiedade.
Perfil do psiquiatra
O profissional precisa ter empatia, paciência e saber interrogar o paciente para que ele fale o que, realmente, o angustia. Também precisa ter disponibilidade de horário, pois as consultas geralmente são demoradas.
=>Oncologia
O médico que cursa a especialidade médica Oncologia vai tratar os pacientes diagnosticados com câncer.
Perfil do oncologista
O profissional precisa ter muita sensibilidade e empatia para tratar do paciente com câncer.
[ad_2]
Fonte