[ad_1]
As provas do Enade 2023 serão aplicadas neste domingo, 26 de novembro, entre às 13h30 e 17h30. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia os estudantes do ensino superior quanto ao conhecimento de suas respectivas áreas de formação.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Os locais de prova já estão disponíveis para consulta.
Ao todo, são 408.037 inscritos nesta edição do Enade. Cerca de 84,19% preencheram o questionário do estudante até a última segunda-feira (20), de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todos os candidatos devem preencher o documento até amanhã (25).
O Inep recomenda que os estudantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição no dia da avaliação para confirmar os dados e informações. O documento não é obrigatório para fazer a prova.
Quem foi convocado para fazer o Enade e não realizar a prova, fica irregular com a avaliação e consequentemente pode ser impedido se formar até regularizar a situação. Há situações previstas no edital que justificam não ter feito a prova.
Saiba mais: O regulamento do Enade 2023
O que levar para o dia das provas do Enade 2023?
Os estudantes que farão as provas do Enade 2023 devem levar:
Questionário do estudante do Enade 2023
O questionário do estudante do Enade 2023 deve ser preenchido pelos participantes que foram convocados a fazer o exame somente até este sábado (25). O procedimento é feito pela internet, no Sistema Enade.
O objetivo da ferramenta é levantar informações para caracterizar o perfil dos estudantes, bem como o contexto de seus processos formativos. Entre as carreiras avaliadas nesta edição estão Medicina, Nutrição e cursos de Engenharia.
Novidade no Enade 2023
Nesta edição, o Enade conta com uma novidade que permite aos estudantes participantes otimizarem o processo de confirmação de regularidade com o Enade.
No verso de cada caderno de prova haverá um código alfanumérico único e impresso. A última folha do caderno (contracapa) poderá ser destacada. Nos últimos 30 minutos de aplicação da prova, será possível levar essa folha.
Com as informações contidas nessa folha, os coordenadores de curso podem marcar presença dos candidatos por meio do sistema Enade. Basta informar na plataforma o código que consta no papel destacado.
Com isso, o estudante não precisará aguardar a divulgação do Inep quanto aos candidatos com regularidade. A contracapa destacada deve ficar com a instituição de ensino pelo prazo mínimo de um ano, para verificação de eventuais inconsistências.
Enade 2023
No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), são os coordenadores dos cursos que fazem as inscrições.
Nesta edição participarão estudantes de mais de 20 cursos de graduação de instituições de ensino públicas e privadas.
O exame, aplicado pelo Inep, tem como objetivo avaliar as notas de alguns alunos que estão cursando o ensino superior e, em seguida, obter dados sobre o cenário do ensino superior.
Entre as novidades do Enade 2023 estão:
-
Cartão-resposta ampliado (fonte 18) para pessoas com deficiência visual que solicitarem o recurso;
-
O tempo mínimo de permanência na sala de prova passa a ser de duas horas, antes era de uma hora.
Provas do Enade 2023
As provas do Enade 2023 estão marcadas para domingo, 26 de novembro, em todo o Brasil.
O exame será composto por questões objetivas e discursivas.
Veja abaixo os detalhes:
-
Parte de formação geral: 10 questões, sendo uma discursiva e nove questões objetivas, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
-
Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões, sendo uma discursiva e 29 questões objetivas
Conforme o edital, a nota do Enade 2023 será o resultado da média ponderada entre as notas das partes da Formação Geral, com peso de 25% e do Componente Específico, com peso de 75%.
O resultado do Enade 2023 deve sair no dia 10 de setembro de 2024.
Cursos avaliados pelo Enade 2023
Veja quais são os cursos que serão avaliados no Enade 2023:
-
Agronomia;
-
Arquitetura e Urbanismo;
-
Biomedicina;
-
Enfermagem;
-
Engenharia Ambiental;
-
Engenharia Civil;
-
Engenharia de Alimentos;
-
Engenharia de Computação;
-
Engenharia de Controle e Automação;
-
Engenharia de Produção;
-
Engenharia Elétrica;
-
Engenharia Florestal;
-
Engenharia Mecânica;
-
Engenharia Química;
-
Farmácia;
-
Fisioterapia;
-
Fonoaudiologia;
-
Medicina;
-
Medicina Veterinária;
-
Nutrição;
-
Odontologia;
-
Zootecnia.
Cursos de grau tecnológico:
Para mais detalhes, acesse o edital.
[ad_2]
Fonte