Administração

A carreira de Administração abrange muitas áreas de atuação; conheça toda elas, assim como os detalhes do curso e das instituições que o oferecem

Oadministrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. É sua função definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização, traçando metas, criando políticas internas, realizando auditorias e analisando resultados.

Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. Na área de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques.

Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados.

Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, este bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.

O que você pode fazer

Administração de empresas: cuidar de todas as operações de uma empresa, pública ou privada, desde a organização de seus recursos humanos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de venda e marketing.

Administração esportiva: gerenciar equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Definir e gerir políticas esportivas para prefeituras, governos estaduais e órgãos federais.

Administração financeira: organizar e coordenar as atividades financeiras de uma empresa ou instituição, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira: gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar: gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção: coordenar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública: planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos: cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural: dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando as finanças, o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor: planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior: administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria: planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo: definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental: planejar, criar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade: gerenciar e supervisionar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias a fim de garantir um padrão de qualidade.

Logística: implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing: definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem: elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação: gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio. Garantir o fluxo correto de informação.

Vendas: planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega. Abrir novos mercados para ampliar a clientela.

Mercado de Trabalho

campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. Mesmo em tempos de crise, esse graduado é uma peça-chave no mundo dos negócios, já que sua função principal é otimizar os recursos da organização.

As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e de recursos humanos.

A crise coloca em evidência o especialista em fusões e aquisições de empresas, garantindo negócios lucrativos, e o analista em crédito e risco. A área comercial requisita profissionais com capacidade para prospectar novos clientes e apresentar soluções que aumentem as vendas da empresa.

Agregar competências de outras carreiras, como Psicologia ou Tecnologia da Informação, também ajuda na empregabilidade. Abrir negócio próprio ou atuar em consultorias são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste são as mais aquecidas, mas há trabalho em todo o país.

Curso

Os dois primeiros anos são dedicados a disciplinas de formação básica, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade, economia e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing, sistemas da informação, planejamento estratégico, serviços e recursos humanos.

Na parte prática, o estudante estuda casos verdadeiros, cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.

Atenção: determinados bacharelados têm enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMAGestão e Empreendedorismo, da UFPR; e Controladoria e Finanças, da UFMG.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. Imob.; Control. e Fin.; Gestão e Empreended.

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