No momento, você está visualizando Aluna 1º lugar em Medicina na UFRGS no SiSU 2023/1 dá dicas de estudo para o Enem

Aluna 1º lugar em Medicina na UFRGS no SiSU 2023/1 dá dicas de estudo para o Enem

[ad_1]

Conhecer e analisar como é a prova do Enem. Essa é a dica principal de Renata Kerschner para se dar bem no maior exame educacional brasileriro. A aluna foi aprovada na manhã de hoje, 28 de fevereiro, em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferecido no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023/1, que usa as notas do Enem.

Acesse o resultado do SiSU 2023/1

Renata conta que conseguiu 831 na média das cinco provas do Enem 2022. O exame foi composto por uma redação e 180 questões objetivas de disciplinas do ensino médio. Do total de perguntas, a estudante acertou 159 itens.

A jovem já imaginava que a aprovação no SiSU 2023/1 viria, por conta das notas parciais que foram divulgadas nos últimos dias. Mas, de acordo com ela, o primeiro lugar foi uma completa surpresa, pois havia dias que estava em segundo lugar nas classificações parciais.

“Fiquei muito feliz em ter passado para Medicina em primeiro lugar na UFRGS pelo SiSU 2023/1, mas custei a acreditar que era verdade. Somente quando meus amigos vieram me parabenizar que a ficha caiu. Nunca imaginei que passaria em primeiro lugar”, salienta.

Renata escolheu cursar a carreira de Medicina por gostar de estudar sobre o assunto e lembra que teve a certeza dessa escolha aos 15 anos. 

“Senti que Medicina era minha vocação no momento que percebi que poderia ser a profissional que desejava no mundo, praticando uma medicina menos violenta e mais democrática. Essa escolha ocorreu durante um trabalho na escola sobre violência obstétrica”, recorda.

Saiba mais sobre a carreira de Medicina

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Preparação para o Enem

A preparação da estudante para as provas do Enem teve como rotina ela frequentar o curso pré-vestibular Método Medicina, em Porto Alegre, de manhã e à tarde estudar o conteúdo visto nas aulas. À noite, ela revisava matérias antigas ou fazia provas anteriores do Enem.

Outros métodos de estudo para o Enem que Renata adotou foram leitura ativa das apostilas, uso de flashcards e fazer exercícios para revisar o conteúdo.

Foco nas dificuldades

Para se dar bem no Enem e conseguir passar em Medicina no SiSU, a aluna ressalta ainda que focou no conteúdo no qual tinha mais deficiência. Ela comenta, por exemplo, que no Enem 2021 tinha mais dificuldade na prova de Ciências da Natureza, que abrange Biologia, Física e Química, e resolveu dedicar uma carga horária extra nessa disciplina. 

“Muita gente fala que o Enem é uma prova com muita intepretação de texto, mas tem conteúdo que não faz a prova. Então, é necessário conhecer bem a matéria para ter certeza do que está fazendo. Assim, fazemos a prova tranquilos e isso faz toda a diferença”, afirma.

Estudo é algo pessoal

Conforme Renata Kerschner, muita gente acredita que fazer várias provas do Enem ajuda nos estudos. Entretanto, para ela esse método não funcionou, afinal ela acredita que estudo é algo muito pessoal. 

A jovem lembra que fazia uma prova por semana no máximo, mas com muita atenção e demorava na correção. Por isso, não havia tempo para fazer muitas provas.

“Quando resolvia uma prova anterior do Enem, o fazia com calma, anotando tudo que viesse na minha mente para lembrar por que cada afirmativa estava certa e por que outra estava errada. Em seguida, corrigia a prova com muita atenção e frequentava os plantões para tirar as dúvidas e confirmar o raciocínio”, lembra.

Para a estudante, o básico na preparação para o Enem funciona e pode resultar na aprovação no SiSU.

“Muitas vezes queremos experimentar diversas formas de estudo e esquecemos de fazer o essencial. Converse com os seus professores, eles poderão te dar dicas sobre estudos que são muito valiosas. Organização é fundamental (não acumule matéria, faça listas de metas e tarefas), a caminhada pode ser longa mas enxergar os próximos passos nos ajuda a não nos perdemos”, acredita.

Legenda

Importância de conhecer a prova do Enem

Por fim, Renata lembra que testou várias estratégias de estudo para o Enem e percebeu que algumas funcionavam para ela e outras não. Mas, conforme ela afirma, uma das dicas mais efetivas e que resultaram na sua aprovação no SiSU 2023/1 foi saber exatamente como é a prova do Enem.

“O Enem vai se tornando cada vez mais previsível quanto mais você consegue identificar o discurso da prova e as palavras que eles (a banca) usam. Isso ajuda a achar a resposta certa junto com o conteudo que já estará bem consolidado”, avalia Renata.

SiSU 2023/1 

O resultado do SiSU 2023/1 saiu hoje. Os estudantes selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 2 e 8 de março, nos horários e nos locais definidos pelas instituições de ensino de oferta da vaga.

Quem não foi convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá solicitar participação na lista de espera do SiSU. A manifestação de interesse poderá ser feita até o dia 8 de março.

[ad_2]

Fonte