[ad_1]
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ser realizado hoje —os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens e ciências humanas e a redação.
Para evitar imprevistos, é recomendável que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência —os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). Lembre que muitas pessoas estarão se deslocando para fazer a prova e que pode haver mais trânsito do que o normal.
Como a prova do Enem é longa, é importante pensar também na alimentação e na hidratação: leve uma garrafa de água transparente e lanches práticos para fazer durante o exame.
É importante saber ainda quais são os erros que zeram a redação do Enem, o que pode eliminar o candidato da busca por uma vaga no ensino superior.
Veja, a seguir, o que você não pode esquecer no primeiro dia do Enem:
O que levar
Para fazer a prova, é obrigatório levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Documento de identificação original e com foto (RG, CNH ou passaporte, por exemplo);
Além dos itens obrigatórios, é recomendado que o candidato leve algum lanche, água em garrafa transparente, álcool em gel e o cartão de confirmação de inscrição.
Cuidado com itens proibidos
O edital do Enem proíbe que o candidato faça a prova portando uma série de itens. Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos.
Equipamentos como telefone celular, tablets e relógios inteligentes devem ser desligados e mantidos dentro do porta-envelopes lacrado desde o ingresso até a saída definitiva do local de provas.
Por isso, cuidado: qualquer tipo de notificação desses dispositivos, mesmo que seja um alarme, é motivo para eliminação do candidato.
Não é permitido fazer o Enem usando boné, gorro e óculos escuros. Caneta de cor azul, lápis e borracha também não podem ser usados na prova.
Veja aqui a lista completa dos objetos que são proibidos na prova do Enem.
[ad_2]
Fonte