No momento, você está visualizando Enem 2023 – Brasil Escola

Enem 2023 – Brasil Escola

[ad_1]

A edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 19 de maio. A taxa deve custar R$ 85

O Edital do Enem 2023 ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Datas Enem 2023

  • Inscrições: 8 a 19 de maio

  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro

  • Divulgação dos gabaritos: 14 de novembro

  • Resultado: 16 de janeiro de 2024

Isenção da taxa

O Inep deve receber pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, mas as datas ainda não foram informadas. No mesmo período, os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, faltaram às provas e desejam obter o benefício novamente puderam justificar a ausência

A isenção da taxa do Enem 2023 poderá concedida aos seguintes estudantes:

  • Que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas pública;

  • Que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa);

  • Inscritos no CadÚnico (exige renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos).

Saiba como não pagar a taxa de inscrição do Enem

Como justificar ausência para isenção no Enem

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Inscrições

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram os estudos puderam se inscrever no Enem 2023. Para a inscrição era preciso informar o CPF.

As inscrições para o Enem 2023 serão recebidas pela Página do Participante, por meio de login no portal gov.br.  A taxa deve ser de R$ 85, mesmo valor dos últimos anos.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Provas

As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos, e seguirão o mesmo formato dos últimos anos.

As provas impressas e digitais do Enem são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita nas duas versões.

1º dia – 05/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas

2º dia – 12/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

Leia mais: entenda como é a prova do Enem

O que estudar para o Enem 2023

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz deve mudar somente a partir do Enem 2024, quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2023. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

[ad_2]

Fonte