[ad_1]
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta terça-feira, 18 de abril, um projeto de lei que destina orçamento de R$ 7,3 bilhões para pagamento do piso salarial nacional da Enfermagem. Os recursos serão direcionados ao Ministério da Saúde.
O piso nacional da Enfermagem abrange enfermeiros graduados, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Estas últimas são responsáveis por 20% dos partos em zonas rurais.
Veja abaixo os pisos salariais propostos para cada profissional da Enfermagem:
O projeto de lei do piso de Enfermagem foi enviado ao Congresso Nacional. De acordo com o ministro da Secretaria da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o texto deve ser analisado pelos parlamentares na próxima semana.
Curso de Enfermagem
O curso de Enfermagem tem duração de cinco anos é oferecido na maioria das instituições de ensino brasileiras. Nos primeiros anos, os estudantes veem disciplinas básicas da área de saúde, como biologia, anatomia, histologia, microbiologia e imunologia, bioquímica e fisiologia.
Nos anos seguintes, os alunos do curso de Enfermagem contam com matérias específicas e práticas. Confira algumas das disciplinas:
-
Ensino Prático na Promoção da Saúde
-
Sistematização da Assistência de Enfermagem
-
Ensino Clínico na Atenção Primária
-
Princípios e Controle de Infecção
-
Farmacoterapia
-
Ferramentas e competências gerenciais do enfermeiro
-
Emergência
-
Gestão e Enfermagem Perioperatória
-
Vigilância em Saúde
Os estudantes do curso de Enfermagem também fazem estágio supervisionado, no qual acompanham a rotina de um hospital, clínica ou laboratório. Nessa etapa, já acompanham pacientes e auxiliam a equipe médica a realizar procedimentos.
Ao final do curso de graduação, os formados no curso de Enfermagem podem fazer residência ou especialização, que costuma durar dois anos. Entre as principais estão: Saúde da Criança e do Adolescente, Cardiopneumologia e Enfermagem Obstétrica.
Leia mais sobre o curso de Enfermagem
Profissão de Enfermagem
Os profissionais graduados em Enfermagem podem trabalhar em clínicas e hospitais, atuando como enfermeiros gerais em emergências, centros cirúrgicos, atendimentos clínicos e situações variadas.
Há ainda outras áreas de atuação para os profissionais, tais como enfermeiros de resgate, que atentem em centros de emergência e ambulância, e enfermeiros particulares, contratados por famílias para cuidar de alguma pessoa que possui uma necessidade especial.
Enfermeiros no Brasil
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Brasil conta com cerca de 2,8 milhões de profissionais da área de Enfermagem.
Desse total, há mais de 693,4 mil enfermeiros em atuação, 450,9 mil auxiliares de enfermagem e mais de 1,66 milhão de técnicos de enfermagem.
O Ministério da Saúde estima que há aproximadamente 60 mil parteiras em todo o Brasil.
[ad_2]
Fonte