[ad_1]
Já está no ar mais um episódio do Podcast Pré-Enem 2022 do Brasil Escola. O tema do novo episódio é a realidade do trabalho reduzido à condição análoga de escravidão no Brasil.
Para dialogar sobre o tema, o convidado deste episódio foi o professor e Juiz do Trabalho Alexandre Piovesan.
A conversa realiza uma breve contextualização histórica de trabalho e escravidão no Brasil, desde antes da Lei Áurea até os dias atuais, passando pela discussão sobre a inserção da população negra no mercado de trabalho.
Sobre este último tópico, o diálogo enfatiza a importância das leis de ações afirmativas como estratégia de equidade de uma sociedade historicamente desigual.
Trabalho análogo à escravidão no Brasil
O professor enfatiza que o ordenamento juridico não permite o trabalho escravo, mas existem trabalhos análogos à escravidão, e que a definição deste é diferente daquela dos tempos pré Lei Áurea.
Uma das mudanças é que atualmente o trabalho análogo a escravidão não necessariamente leva em consideração a raça do trabalhador.
Outra característica deste trabalho é sua própria configuração cotidiana, como por exemplo, 15h a 20h de jornada de trabalho por dia, condições insalubres e limitação de locomoção.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
A conversa avança sobre os setores da economia onde o trabalho análogo a escravidão é mais frequente, como carvoarias e confecções de roupas e tecidos.
Porém, apesar do exemplo de carvoarias, o juiz do trabalho enfatiza sobre a necessidade de desmistificar a ideia de que o trabalho escravo acontece apenas em fazendas ou locais afastados.
Hoje o trabalho escravo é muito mais urbano do que rural – Alexandre Piovesan.
De acordo com o professor, o setor produtivo é aquele com maior fiscalização. Isso se torna possível pela sua relação com o mercado internacional, que se mantém vigilante a respeito das condições de trabalho dos produtos vindos de outros países.
Essa maior atenção para o setor produtivo e agronegócio pode ser aproveitada pelos outros setores, que possuem menos fiscalização de suas condições de trabalho.
O episódio já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcast, Deezer e Google Podcast. Assista abaixo:
Pré-Enem 2022
O Brasil Escola já deu início ao Pré-Enem 2022, um preparatório on-line e gratuito para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O Pré-Enem do Brasil Escola oferece uma série de conteúdos em diferentes formatos para os estudantes do Enem 2022 revisarem ou aperfeiçoarem seus estudos antes das provas.
Além dos podcasts, estão previstos:
[ad_2]
Fonte