Você está visualizando atualmente Portões são abertos para o primeiro dia de prova do Enem 2022 – 13/11/2022

Portões são abertos para o primeiro dia de prova do Enem 2022 – 13/11/2022

[ad_1]

Começou o Enem 2022. Ao 12h (horário de Brasília), os portões dos locais de prova foram abertos pelo Brasil —há 3,4 milhões de inscritos, o menor número em 17 anos do Exame Nacional de Ensino Médio.

Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens e ciências humanas e a redação. No próximo domingo (20), as disciplinas do exame serão: matemática e ciências da natureza.

Os portões ficarão abertos até 13h. É recomendável que os inscritos cheguem aos locais de prova com antecedência.

Despedida. Esta é a última edição realizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) —nos últimos quatro anos, a prova passou por turbulências e denúncias de supostas tentativas de interferência.

Recém-eleito em 2018, Bolsonaro criticou uma pergunta da prova que tratava do “dialeto secreto” usado por gays e travestis. Numa entrevista para o apresentador José Luiz Datena, ele afirmou que na sua gestão o MEC (Ministério da Educação) não traria de “assuntos dessa forma”.

Enem na reta. Nos últimos anos, o exame, esteve na mira do governo Bolsonaro. Além de o presidente criticar perguntas da prova, seus ministros sinalizaram que queriam ter acesso prévio às questões do exame, que se tornou a principal porta de entrada ao ensino superior.

Foi também durante sua gestão que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame, passou pela pior crise de sua história. Dezenas de servidores pediram exoneração às vésperas do Enem 2021 e criticaram a falta de critério técnico nas decisões do órgão.

Sob o governo Bolsonaro, o instituto teve cinco trocas na presidência e sucessivas mudanças na liderança das diretorias do órgão.

De acordo com servidores ouvidos pelo UOL, a situação só melhorou de agosto deste ano para cá com a última troca na presidência — Carlos Moreno, servidor de carreira e com experiência técnica, assumiu o comando do Inep naquele mês.

Como é a prova do Enem. Hoje, os participantes precisam responder 90 perguntas relacionadas a ciências humanas e linguagens. Eles também devem produzir uma redação com tema determinado pelo Inep.

De acordo com o edital do Enem, é obrigatório levar:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Documento de identificação original e com foto.

Como a prova do Enem é longa, é importante pensar também na alimentação e na hidratação: leve uma garrafa de água transparente e lanches práticos para fazer durante o exame. Hoje, 13, o exame termina 19h.

É importante saber ainda quais são os erros que zeram a redação do Enem, que pode eliminar o candidato na busca por uma vaga no ensino superior.

O uso de máscara de proteção contra a covid-19 não será obrigatório e os candidatos devem seguir a legislação de cada estado. O UOL reuniu outros materiais que são recomendados e quais não devem ser levados.

Já no domingo que vem (20), os alunos terão 90 perguntas das provas de matemática e ciências da natureza para responder. Sem redação, a prova durará 30 minutos a menos — encerrando às 18h30.

Cuidado com itens proibidos

O edital do Enem proíbe que o candidato faça a prova portando uma série de itens. Antes de entrar na sala, o participante receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos.

Equipamentos como telefone celular, tablets e relógios inteligentes devem ser desligados e mantidos dentro do porta-envelopes lacrado desde o ingresso até a saída definitiva do local de provas.

Por isso, cuidado: qualquer tipo de notificação desses dispositivos, mesmo que seja um alarme, é motivo para eliminação do candidato.

Não é permitido fazer o Enem usando boné, gorro e óculos escuros. Caneta de cor azul, lápis e borracha também não podem ser usados na prova.

Veja aqui a lista completa dos objetos que são proibidos na prova do Enem.

[ad_2]

Fonte