[ad_1]
O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será divulgado em 13 de fevereiro em 2023.
A data foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy junto com o presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, em coletiva de imprensa para a apresentação do balanço do Exame.
Os participantes passaram pelas provas nos últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro.
O resultado para treineiros bem como a vista pedagógica da redação serão disponibilizadas em abril do ano que vem. Em relação ao gabarito oficial, a divulgação está prevista para esta quarta-feira, 23 de novembro, às 18h.
Já reaplicação para aqueles que tiveram algum problema para fazer as provas e tiver feito a solicitação, passam pelo Exame nos dias 10 e 11 de janeiro, mesma data em que ocorre o Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL).
Abstenção e problemas na aplicação
Do total das 3.476.226 inscrições confirmadas nas duas versões do Exame (impressa e digital), somente 2.458.504 (72,1%) candidatos compareceram as provas do 1º dia da versão impressa e 32.376 (48,7%) na versão digital.
No segundo dia, somente 2.321.625 (68,1%) presentes no Enem impresso e 29.888 (44,9%) no Enem digital.
Foram eliminados das provas por condutas inadequadas durante a prova 5.126 participantes. Dentre os motivos estão: portar equipamentos eletrônicos, ausentar antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais ou não cumprir normas previstas no edital.
Já 193 participantes foram afetados por problemas de logística, como emergências médias, interrupção de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.
O edital do Enem prevê a reaplicação das provas a candidatos que solicitarem o procedimento devido a algum imprevisto.
A reaplicação do Enem 2022 será realizada em dois dias consecutivos, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Saiba mais sobre a reaplicação do Enem
Quem pode pedir a reaplicação do Enem 2022?
Confira os problemas de logísticas que permitem a reaplicação das provas:
-
Desastres naturais que prejudicam a realização do exame diante do comprometimento da infraestrutura do local;
-
Falta de energia elétrica que compromenta a visibilidade da prova;
-
Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela;
-
Erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo ao participante.
Saiba os motivos que não justificam o pedido de reaplicação do exame:
-
Atraso do participante;
-
Ausência do candidato, exceto nos casos de doenças especificadas no edital;
-
Não transcrever a frase do caderno de questões para o cartão resposta;
-
Não apresentar documento de identidade;
-
Divergência entre o nome e o número do documento de identificação informado no sistema de inscrição;
-
Texto escrito pelo próprio participante para caracterizar doença infectocontagiosa em inserção de documentação comprobatória.
Confira quais as doenças infectocontagiosas que garantem a reaplicação do Enem:
Tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Como solicitar a reaplicação?
O pedido de reaplicação das provas do Enem é feito em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação do exame (20 de novembro).
É possível pedir a reaplicação para somente um dia de aplicação do exame, desde que o candidato tenha participado devidamente do outro dia.
A solicitação é feita na página do participante. A divulgação dos pedidos também será feita nessa página.
Caso o participante alegue indisposição ou problemas de saúde durante as provas, e não concluir ou precisar se ausentar, não será possível pedir a reaplicação.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Provas Enem 2022
Os candidatos no primeiro dia de provas do Enem 2022 tiveram que responder as questões de objetivas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
Neste dia também foi preciso escrever redação, com tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. O primeiro dia de provas teve 26% de abstenção.
Ontem, segundo domingo de provas, os participantes tiveram que responder 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática, todas objetivas.
O Brasil Escola em parceria com o Poliedro Educação e Colégio e Curso Oficina do Estudante de São Paulo fizeram a correção comentada do Enem 2022.
Confira o gabarito extraoficial do Enem 2022
Saiba como foi o 2º dia do Enem 2022
Enem 2023
O ministro também informou que o Inep já está trabalhando nas matrizes do Enem 2023 e que ainda este ano deve publicar o cronograma do edital a edição do próximo ano, para que todos possam se programar.
Também relatou que ações concretas estão em curso e sendo feitas para o fortalecimento do banco de itens para os próximos exames.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.
[ad_2]
Fonte