[ad_1]
A prova de redação da segunda fase do Vestibular 2023 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) será aplicada no próximo domingo, 8 de janeiro. O processo seletivo, o mais disputado do país, preencherá vagas para a Universidade de São Paulo (USP)
Confira seu local de prova da 2ª fase da Fuvest 2023
Mas, como é a redação do vestibular da Fuvest? O texto é no formato dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve apresentar uma reflexão sobre um determinado tema e defender um ponto de vista ao discuti-lo ao longo de quatro ou cinco parágrafos dentro do limite de 30 linhas.
Wellington Borges, coordenador de Redação do Curso Etapa, de São Paulo, comenta que, em termos formais, diferentemente de outros exames, a Fuvest obriga que a redação apresente um título. “Esse pode ser um interessante diferencial, pois o título é um momento em que o texto pode fugir da seriedade e da formalidade que envolve a linguagem do texto dissertativo e assumir um tom mais livre e criativo”, analisa.
Vanessa Bottasso, professora de redação do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), lembra também que a Fuvest oferece trechos de textos e recortes para que os candidatos possam ter material para analisar o assunto que será trabalhado na redação. “A coletânea é densa e repleta de referências de grandes nomes da intelectualidade”, afirma.
Reflexão
Para a professora Vanessa, na redação da Fuvest costumam ser trabalhadas questões conceituais e que provocam mais atitude reflexiva do que propositiva por parte do candidato.
“A redação da Fuvest não é uma prova para a qual o aluno deve se preparar para sugerir medidas de solução ao final do texto, mas sim demonstrar capacidade de organização de uma sequência de argumentos e informações em defesa de uma tese”, analisa a professora de redação Vanessa Bottasso.
O coordenador de redação do curso Poliedro de São Paulo, Arthur Medeiros, concorda com a professora. “Na redação do vestibular da Fuvest, a intenção é a de que o candidato faça uma análise ampla das sociedades contemporâneas, normalmente vinculada ao comportamento ou à mentalidade que nós, cidadãos desse mundo moderno, apresentamos”, resume.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Temas
Confira abaixo os dez últimos temas de redação do vestibular da Fuvest
-
2022: As diferentes faces do riso
-
2021: O mundo contemporâneo está fora da ordem?
-
2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo
-
2019: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
-
2018: Devem existir limites para a arte?
-
2017: O homem saiu de sua menoridade?
-
2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
-
2015: “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
-
2014: Envelhecimento populacional
-
2013: Consumismo
-
2012: Participação política: indispensável ou superada?
Dicas
Os professores de redação listaram cinco dicas para arrasar na redação do vestibular da Fuvest. Anote!
1 – Fique atento aos acontecimentos
Vanessa Bottasso recomenta que, além de saber os principais acontecimentos de 2022, os candidatos devem procurar interpretá-los conceitualmente, procurando problematizá-los em termos filosóficos e/ou relacionar a eles as ideias de grandes pensadores e intérpretes da sociedade brasileira e mundial.
2- Compreenda a prova
A professora de redação aconselha que o estudante leia a proposta de redação do vestibular da Fuvest com bastante atenção.
“Procure compreender a linha de raciocínio sugerida na prova de redação da Fuvest, o que deve ajudar você a sequenciar as ideias que você vai apresentar na sua redação, evitando cópias desses textos oferecidos como base. Faça um planejamento antes de começar a escrever o texto propriamente dito e aproveite bem o espaço da folha oficial ao passar a limpo sua versão final”, recomenda a professora Vanessa Bottasso.
3 – Tenha senso crítico
O coordenador Arthur dá a dica: senso crítico deve ser o maior aliado do vestibulando. “Leia o tema e coloque-se em uma postura questionadora: qual é o fenômeno social que a Fuvest quer analisado? Quais são as características da sociedade que permitem que ele aconteça? Como ele afeta os indivíduos? Essas reflexões te ajudarão a estabelecer o ponto de vista que você irá defender no seu texto”.
4 – Atenha-se à realidade
Para Arthur Medeiros, muitas vezes, os candidatos são levados a acreditar que, na Fuvest, deve-se citar obras de ficção ou pensadores renomados. Mas, ele diz que isso não é obrigatório.
“O que realmente leva a uma boa argumentação na redação do vestibular da Fuvest é uma análise crítica daquilo que de fato acontece na sociedade. Isso não significa que você não possa usar citações e referências externas no seu texto, mas significa, sim, que a sua análise não pode se compor exclusivamente desses elementos: é preciso mostrar como os seus argumentos se sustentam a partir de uma análise do cotidiano, dos acontecimentos recentes e da mentalidade social”, avalia o coordenador Arthur.
5 – Leia a coletânea com atenção
A recomendação do coordenador de redação do curso Etapa, Wellington Borges, é que o estudante não se limite à frase temática. “Para garantir uma abordagem completa do tema, é necessária uma leitura atenta e cuidadosa dos textos que apresentam o tema da redação (coletâneas) pois eles apontam os aspectos que precisam ser contemplados pela dissertação”, salienta.
Fuvest 2023
Além da prova de redação, a segunda fase da Fuvest terá questões discursivas de Português e 12 questões, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Veja os temas que mais caem na 2ª fase do vestibular da Fuvest
As provas da primeira fase foram aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022 e contaram com questões objetivas de conhecimentos gerais. Mais de 114 mil candidatos se inscreveram neste vestibular.
O resultado do Vestibular 2023 da Fuvest será divulgado no dia 30 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão se matricular entre os dias 31 de janeiro e 06 de fevereiro.
O processo seletivo preencherá 8.230 vagas em cursos da USP. Desse total, há vagas reservadas a estudantes da rede pública e para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Para mais informações, acesse o Manual do Candidato da Fuvest 2023.
[ad_2]
Fonte