[ad_1]
O Carnaval, feriadão com as festas mais famosas do Brasil, é o assunto mais falado nestes dias. Mas, para que os eventos ligados à data comemorativa deem certo, muitos profissionais estão nos bastidores, trabalhando e cuidando de tudo nos mínimos detalhes.
Disposição, foco, responsabilidade, organização, alegria, pique e um toque de bom-humor. Esses são algumas características importantes para quem trabalha no Carnaval.
Se você tem essas qualidades, gosta do feriadão e está decidindo qual curso quer estudar, saiba que há carreiras que estão diretamente ligadas ao Carnaval.
Geralmente, são profissões dinâmicas, que não têm muita rotina e permitem que o trabalhador se movimente não so durante o feriado, mas também ao longo do ano.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Veja abaixo 10 cursos e profissões para quem gosta do Carnaval:
Turismo e hotelaria
O profissional de Turismo analisa as tendências turísticas das regiões, organiza eventos, passeios e viagens, promove o marketing turístico de cidades e regiões, programa atividades hoteleiras, etc.
O bacharel em Hotelaria é o profissional especializado na administração, promoção e organização de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos.
Como o profissional de Turismo e hotelaria trabalha no Carnaval?
Considerado o principal feriadão brasileiro, o Carnaval atrai turistas não só brasileiros, como estrangeiros. Isso significa que hotéis e pontos turísticos famosos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficam lotados. Portanto, durante o Carnaval, há muito trabalho para os bacharéis nos cursos de Turismo e Hotelaria.
Dança
A pessoa formada em Dança planeja e organiza shows de dança e musicais em diferentes lugares como teatro, TV ou cinema. Além disso, exerce função de bailarino e pode dar aulas em academias.
Como o profissional de dança trabalha no Carnaval?
A cultura brasileira está atrelada ao Carnaval e, portanto, à dança. Pessoas graduadas nesse curso têm propriedade para criar, desenvolver e implantar opções de atividades ligadas à dança. Além do mais, podem ser professores de artistas e músicos, como, por exemplo, que se apresentam em escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, shows, etc.
Educação Física
A função do profissional de Educação Física é auxiliar pessoas por meio da prática de atividades físicas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos indivíduos.
Como é o trabalho do profissional de Educação Física no Carnaval?
Pessoas, como músicos, artistas, dançarinos e até mesmo foliões de bloquinhos de rua, precisam ter fôlego e preparo físico para dar conta da maratona que vão enfrentar durante os quatro ou mais dias de folia. E quem são os profissionais que ajudam na tal preparação? Eles, os profissionais de Educação Física e os personal trainers.
Leia também: cuidados com o corpo no Carnaval
Música
O curso de bacharel em Música oferece aos estudantes os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música.
Como é o trabalho do músico no Carnaval?
O feriado está intimamente relacionado à música, em especial ao samba e a ritmos que tem a região Nordeste como berço, entre os quais o frevo e o axé. A pessoa graduada em Música pode criar, desenvolver e implantar novos ritmos.
Relações-públicas
O bacharel em Relações Públicas, também conhecido como RP, trabalha para melhorar a imagem das empresas perante clientes, fornecedores, investidores e, acima de tudo, para a sociedade em geral.
O que faz o relações públicas no Carnaval?
Os conhecidos RP’s são os profissionais que, além das atribuições citadas acima, organizam eventos ligados ao Carnaval, tais como festas, shows, encontros, entre outros. Além disso, assim como os jornalistas, estão aptos a trabalharem como gestores de redes sociais.
Design de Moda
O curso de Design de Moda combina o conhecimento e a exigência das indústrias da moda com o intuito de seguir estilos e tendências.
O que faz o designer de moda no Carnaval?
No Carnaval, o designer de moda pode atuar na criação e produção de peças específicas (roupas, calçados, acessórios, etc). No caso de escolas de samba especificamente, pode desenvolver figurinos e fantasias de Carnaval, por exemplo.
Audiovisual
A graduação tecnológica em Audiovisual é perfeita para quem gosta de comunicação, recursos visuais e sonoros e de tecnologia. É preciso também ter domínio das linguagens tradicionais do audiovisual e um pouco de noção estética.
Como é o trabalho do profissional de Audiosivual no Carnaval?
O Audiovisual é outra carreira para quem gosta de Carnaval. Os profissionais da área realizam trabalhos de programação audiovisual para TV, rádio e outros meios de comunicação ou produzem curtas e longas-metragens, videoclipes, filmes de publicidade e audiovisuais para a TV.
Design gráfico
Este profissional está apto a desenvolver o visual de jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros e anúncios, de acordo com as necessidades do cliente.
Como o profissional de designer gráfico trabalha no Carnaval?
Os designers gráficos são os profissionais que vão produzir material de divulgação de festas, shows, eventos, trios elétricos, entre outros, para as diversas mídias e redes sociais. No Carnaval, os designer realizam diversas dessas peças para divulgar os eventos.
Produção cultural
O produtor cultural estará apto para atuar nas mais diversas áreas da produção cultural, suprindo as necessidades da indústria cultural.
Como o produtor cultural trabalha no Carnaval?
Em um evento ou projeto cultural, que pode ser realizado no Carnaval, o produtor cuida de todas as etapas, desde a captação de recursos até a realização final do evento.
Jornalismo
O profissional atua na cobertura jornalística de acontecimentos pertinentes à sociedade. O formado em Jornalismo pode trabalhar em veículos de comunicação, como rádio, TV, jornal e internet, em assessorias de comunicação e imprensa, como gestor de redes sociais – cargo muito em alta no momento, entre outros.
O que o jornalista faz no Carnaval?
O jornalista pode fazer não só a cobertura do evento em si, seja em blocos de rua, seja em eventos ou shows, como também realizar pautas focando, por exemplo, em alimentação para o Carnaval ou em opções de passeios no feriado. Há ainda os fotojornalistas, que fazem fotos específicas do Carnaval.
Confira também: a história do Carnaval
Créditos das imagens:
[1] Shutterstock
[2] Shutterstock
[3] Antonio Salaverry/ Shutterstock
[4] Shutterstock
[5] Shutterstock
[6] Shutterstock
[ad_2]
Fonte